ÍNDICE | ENTRE EM CONTATO | MONTE VERDE (MG) | GRÉCIA | VATICANO | FOZ DO IGUAÇU | BALNEÁRIO CAMBORIU | OKTOBERFESTAS | PATAGÔNIA | FLORIANÓPOLIS (SC) | NOVA ZELÂNDIA | WASHINGTON | QUEBEC-CANADÁ | BRASÍLIA (DF) | AÇORES - PORTUGAL | LENÇÓIS MARANHENSES | BONITO (MS) | ILHA GRANDE (RJ) | CALDAS NOVAS | BUENOS AIRES - ARGENTINA | POÇOS DE CALDAS
EU RECOMENDO
PATAGÔNIA

PATAGONIA ou TERRA DO FOGO ...

patagônia.gif

 

O Cone Sul, como é conhecida a região mais ao sul da América, formada por Argentina e Chile tem se tornado um destino cada vez mais atraente para o consumidor internacional de viagens.

Inúmeros investimentos têm sido feitos pelos governos desses países para melhorar os serviços oferecidos e ampliar o leque de opções que essa região oferece. Novas rotas aéreas, novos hotéis, novos roteiros, tudo tem contribuído para facilitar o acesso a essa região considerada como uma das mais belas de todo o planeta.

Para o brasileiro, essas facilidades vêm a calhar pois nos permite conhecer paisagens completamente diferentes das nossas e a poucas horas de vôo.

As atrações são muitas, a. começar pelo relevo. A região é dividida pela Cordilheira dos Andes, com picos altíssimos cobertos por neves eternas.

A região tem inúmeros parques nacionais. Um dos mais conhecidos é o Parque Nacional Torres del Paine. Localizado no Chile, com pouco mais de 242 mil hectares, tem como destaque seus três picos, a Torre Sul (2.850 m), a Torre Central (2.800 m) e a Torre Norte (2.600 m)

Outra atração são os glaciares. Glaciares são como rios de gelo que escorrem lentamente rumo ao mar. Calcula-se que tenham se formado há cerca de 20.000 anos atrás, durante a última grande glaciação. Sua existência por todo esse tempo se deve às baixas temperaturas na região durante o ano todo o que faz com que a neve caída num ano não se derreta até que as nevadas do ano seguinte comecem.

As principais cidades da região são Punta Arenas, no Chile, e Ushuaia, na Argentina. Esta última é a cidade mais ao sul do mundo. Além dela, só o mar e a Antártica. A partir de Ushuaia saem diversos tours para conhecer a região. Os principais ocorrem em barcos pelo Canal de Beagle e visitam praias repletas de focas, lobos-marinhos e pinguins. Os pinguins em Punta Tombo, em particular, começam a chegar no final de agosto e em dezembro e janeiro a praia fica repleta de filhotes e grande quantidade de adultos, podendo a população ultrapassar a casa dos 2 milhões de espécimes.

Pode-se também visitar campos habitados por guanacos, animais parecidos com as lhamas e parentes dos camelos.

O verão é a época mais apropriada para se visitar esses locais. Nessa época do ano, inúmeras operadoras de turismo do Brasil disponibilizam roteiros para as mais diversas atrações e caso alguém queira um passeio mais radical ainda, pode-se contratar uma viagem até a Antártica.

Para se chegar lá o melhor meio de transporte ainda é o avião (Ushuaia fica a 3:40 h de vôo de Buenos Aires). Contudo, para quem tiver mais tempo, há uma opção de cruzeiro marítimo saindo de Santos e indo até Ushuaia e Port Stanley, nas Ilhas Malvinas.

E para quem quiser ter uma visão mais próxima da realidade da região há ainda uma viagem indo por terra e voltando de avião. Contudo, é preciso ser rápido pois o número de vagas é limitado.

 

ESTREITO DE MAGALHÃES

Em outubro de 1520, o navegador português Fernão de Magalhães pela primeira vez navegou por essa porção de águas que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico. É um canal de difícil navegação onde muitos naufrágios ocorreram. O Estreito de Magalhães disputa com o a região do Cabo Horn como o mais difícil lugar do mundo para se navegar. O Estreio está situado entre os paralelos 52°12S e 52°22S, tem 592 km de percurso e uma largura média de 6 km. Sofre rajadas de vento de mais de 150km/h., tem densas neblinas, pedras submersas, dias curtos no inverno e temperaturas negativas.

Foi no entanto a melhor maneira de se cruzar do Atlântico ao Pacífico até 1914 quando se inaugurou o Canal do Panamá. Está sob domínio chileno desde 1843.

 

 

PATAGÔNIA e TERRA DO FOGO são regiões distintas

 

PATAGÔNIA

A Patagônia é uma a região da América do Sul que vai do Oceano Atlântico ao Pacífico. Limitada ao norte pelo Rio Colorado e ao sul pelo Estreito de Magalhães, é cortada de norte a sul pela Cordilheira dos Andes que define a fronteira entre Chile, a oeste e a Argentina a leste. A porção chilena é estreita, medindo em média 80 km entre a Cordilheira e o Oceano Pacífico.

A 46º45 Sul começam os Campos de Gelo, uma região de 480 km de extensão que abriga os glaciares, remanescentes gelados da última glaciação, época em que toda a Patagônia era coberta de gelo.

Ao norte dos Campos de Gelo, na porção chilena encontra-se uma área de vegetação abundante e elevado índice pluviométrico. A topografia é montanhosa e encontram-se inúmeros vulcões. A leste dos Andes, em território argentino a região apresenta uma vasta planície semi-desértica, com vegetação rasteira, região esta que se estende até a Península Valdés.

Ao sul dos Campos de Gelo, as altitudes dos Andes vão diminuindo até chegarem ao Estreito de Magalhães e as paisagens são variadas, mas sempre castigadas por baixas temperaturas e ventos fortes.

O povo que habitava essa região era formado por caçadores que usavam as peles do guanaco para fazer roupas e calçados. Devido a esses calçados, deixavam rastros enormes na neve sendo então chamados de patagões (patas grandes), de onde vem o nome Patagônia.

 

TERRA DO FOGO

A partir da margem sul do Estreito de Magalhães, até o Cabo Horn, no Mar de Drake, a América do Sul deixa de ser um continente propriamente dito e torna-se um conjunto de ilhas, circunscritas entre canais e fiordes quase sempre margeados por altas montanhas e geleiras.

As tribos que habitavam essa região tinha a pesca como forma de subsistência. Costumavam entrar na água para atacar as focas, suas presas favoritas das quais utilizavam a carne para alimentação, a pele para revestir as embarcações e a gordura para revestir o corpo e assim obter uma mais uma proteção contra o frio.

No entanto, em virtude do frio inclemente da região, precisavam de uma proteção extra. Mantinham então fogueiras acesas continuamente para se aquecerem rapidamente ao chegarem de suas incursões pelas águas geladas.

Quando a expedição de Magalhães chegou à margem norte do Estreito observou essas fogueiras na margem Sul e chamou a região de A Terra dos Fogos, de onde vem o nome "Terra do Fogo".

 

 
 
 
(Última atualização desta página: 02.11.2003)

....

Para mais informações, clique aqui


Esta página foi visitada vezes desde 02.11.2003