ÍNDICE | ENTRE EM CONTATO | MONTE VERDE (MG) | GRÉCIA | VATICANO | FOZ DO IGUAÇU | BALNEÁRIO CAMBORIU | OKTOBERFESTAS | PATAGÔNIA | FLORIANÓPOLIS (SC) | NOVA ZELÂNDIA | WASHINGTON | QUEBEC-CANADÁ | BRASÍLIA (DF) | AÇORES - PORTUGAL | LENÇÓIS MARANHENSES | BONITO (MS) | ILHA GRANDE (RJ) | CALDAS NOVAS | BUENOS AIRES - ARGENTINA | POÇOS DE CALDAS
EU RECOMENDO
FOZ DO IGUAÇU

FOZ DO IGUAÇU
 

De uns 10 anos para cá, com a abertura do mercado brasileiro aos produtos estrangeiros, já não vale a pena embarcar num "foguetão" e ir ao Paraguai fazer compras. As prateleiras dos supermercados estão repletas de produtos importados e de há muito já se sabe que produtos asiáticos não suplantam os brasileiros em qualidade. Assim, não há porque correr riscos em viagens de final de semana, embarcando numa Sexta-feira à noite e retornando no Domingo como muitos de nós já fizemos.

Agora pode-se ir a Foz do Iguaçu com calma e aproveitar o que de melhor a região tem para oferecer aos turistas: suas belezas naturais.

Indubitavelmente, a grande atração de Foz do Iguaçu, cidade paranaense localizada na fronteira com a Argentina e o Paraguai, é o espetáculo das águas das Cataratas do Rio Iguaçu. São mais de 270 quedas, localizadas no Parque Nacional do Iguaçu. Nesse parque de 240.000 hectares pode-se, ainda, visitar o Parque das Aves, com mais de 500 espécies diferentes de pássaros, e/ou fazer uma aventura radical, numa trilha na mata que termina com um passeio de bote inflável até dentro da Garganta do Diabo, quando se pode ver as quedas dágua, de dentro do rio, quase debaixo delas. O passeio é pura adrenalina, mas com toda a segurança, sempre acompanhado de guias bilíngues especializados.

As mais belas quedas estão na Argentina, mas para melhor vê-las é preciso estar no Brasil. Para se observá-las, trilhas pavimentadas e mirantes foram construídos, além de toda a infra-estrutura necessária para o bom atendimento ao turista.

Outro passeio imperdível é visitar as instalações da Usina Hidroelétrica de Itaipu, a maior do mundo, localizada a 10 km de Foz do Iguaçu. Nesse passeio, primeiramente se assisti a um filme explicativo sobre a obra e depois segue-se a visita aos mirantes de onde se pode observar o vertedouro, com uma impressionante vista das águas que passam pelas 18 turbinas que produzem 46% de toda a energia elétrica do Brasil.

Para os amantes da pesca, há opções diversas de passeios em barcos equipados, com piloto e guias especializados, pelo Lago de Itaipu e pelos diversos rios da região.

E como é um pouco difícil ver a natureza à noite, aproveite para assistir a um bom espetáculo folclórico numa das muitas casas noturnas de Foz do Iguaçu e depois dê uma esticada aos cassinos que ficam na Argentina (Puerto Iguazú) e Paraguai (Ciudad del Leste).

 

USINA HIDROELÉTRICA DE ITAIPU

É a maior obra do gênero no mundo. O reservatório da usina formou um lago de 1.350 km2 (3 vezes a Baia da Guanabara), com 30 bilhões de metros cúbicos de água e 1.400 km de margens. É parte do corredor verde da América do Sul, formado pela Amazônia, Pantanal, Cataratas do Iguaçu, Pampas e Patagônia. O lago estende-se de Foz do Iguaçu até Guaíra, com penínsulas, praias e inúmeras ilhotas, envolvendo 16 municípios. Alguns municípios com estrutura para receber o turista: Marechal Cândido Rondon, Itaipulândia, Missal, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha do Itaipu e Santa Helena.

A região foi palco em 1997 da realização dos JOGOS MUNDIAIS DA NATUREZA e o sucesso foi tanto que o Comitê Olímpico Internacional (COI) já agendou oficialmente o evento no calendário esportivo mundial, a cada quatro anos.

Em dezembro de 2002 incorporou-se uma nova atração à usina. Trata-se de um espetáculo noturno em que a barragem recebe iluminação sincronizada com forte trilha sonora.

 

AVENTURA DENTRO DA GARGANTA DO DIABO

Pura adrenalina é o passeio denominado MACUCO SAFARI. Os visitantes embarcam em carretas abertas e percorrem um percurso de 3 km pela selva, acompanhados de guias poliglotas.

Após um passeio (opcional) a pé por uma trilha de cerca de 600 metros, onde se conhece o Salto do Macuco, vem a parte radical do passeio.

Com coletes salva-vidas e equipamentos fotográficos devidamente protegidos os visitantes entram em barcos infláveis com dois motores e partem rumo à aventura.

A primeira visão é dos saltos chamados "Três Mosqueteiros" onde se toma um rápido e divertido banho quase sob a queda dágua.

Para os mais corajosos, o passeio continua com a troca de barco. Devidamente orientados e munidos de equipamentos especiais, faz-se um rafting, descendo as corredeiras do Rio Iguaçu.

PARQUE DAS AVES

Essa atração está localizada no portão de entrada do Parque Nacional do Iguaçu. Guarda mais de 900 aves de 180 espécies, formando uma miscelânea de cores e sons. A predominância é de aves brasileiras, mas a coleção conta com espécimes do África, Ásia e Austrália.

No local são desenvolvidos projetos de educação, pesquisa e conservação.

Apresenta ainda um borboletário, um viveiro de beija-flores e um setor destinado a répteis.

PASSEIOS SOB A LUA CHEIA

Nas noites de lua cheia, pode-se visitar as Cataratas, a pé ou num simpático trenzinho. Estes passeios têm saída dos hotéis por volta de 20:30 h.

 

 
 
 
(Última atualização desta página: 05.10.2003)

Para mais informações, clique aqui


Esta página foi visitada vezes desde 05.10.2003