ÍNDICE | ENTRE EM CONTATO | MONTE VERDE (MG) | GRÉCIA | VATICANO | FOZ DO IGUAÇU | BALNEÁRIO CAMBORIU | OKTOBERFESTAS | PATAGÔNIA | FLORIANÓPOLIS (SC) | NOVA ZELÂNDIA | WASHINGTON | QUEBEC-CANADÁ | BRASÍLIA (DF) | AÇORES - PORTUGAL | LENÇÓIS MARANHENSES | BONITO (MS) | ILHA GRANDE (RJ) | CALDAS NOVAS | BUENOS AIRES - ARGENTINA | POÇOS DE CALDAS
EU RECOMENDO
GRÉCIA

nerindaturismo_vinhedo_38863791_logo.gif

GRÉCIA

grécia_cúpula.jpg

Terminados os Jogos Pan Americanos, em São Domingos, América Central, e enquanto não chega a próxima Copa do Mundo, a bola da vez passa a ser a Grécia, onde serão realizados os próximos Jogos Olímpicos.

A Grécia, cuja capital é Atenas, é um país de história milenar, um dos berços da civilização. Muito da nossa língua originou-se no falar do seu povo, assim como muito de arquitetura, política, filosofia, etc.

Localizada no Mar Mediterrâneo e Mar Egeu, é formada por uma parte continental e por mais de 2.000 ilhas, que apresentam um clima agradável praticamente o ano todo. Segundo estatísticas, a Grécia tem em média 320 dias de Sol por ano. O azul do Mar Mediterrâneo é extasiante e as praias são fantásticas. Em Santorini, por exemplo, há praias de areia vermelha e de areia preta. E que ninguém se assuste ao ver um banhista nu, pois o nudismo é liberado em praticamente todas as praias. Mikonos, por sua vez, há longo tempo é umas das mecas do turismo GLS.

Mas, para quem gosta, pode-se esquiar no Monte Olimpo (2.917 m), a "morada dos deuses", segundo a rica mitologia grega.

Existem muitos museus espalhados pela Grécia onde se pode conhecer um pouco da sua mitologia, cultura e história. O Museu Arqueológico Nacional fica perto do centro de Atenas. Vale a pena visitá-lo. Existem muitos outros museus em Atenas e em outras cidades. Geralmente nos sítios arqueológicos de maior importância, encontra-se um museu local.

Visita obrigatória em Atenas é a Acrópole que em grego significa "cidade alta", onde está o Parthenon, templo em mármore branco, construído no governo de Péricles (século V a.C) e que foi dedicado à deusa Athena, protetora da cidade. No local há ainda teatros e outros monumentos. A Acrópole é um verdadeiro museu arqueológico ao ar livre. Outras localidades que não devem faltar num bom roteiro são Delfos, Corinto, Micenas e Olímpia.

Outra das grandes atrações na Grécia são os cruzeiros. Encontram-se cruzeiros de todos os tipos, de 1 ou 2 dias, uma semana, etc. Ilhas gregas que merecem ser visitadas: Mikonos, Santorini, Rhodes e Creta, entre outras.

Mas se você não fala grego, não se preocupe, pois apenas gregos falam grego de forma que a maioria dos gregos fala outras línguas, especialmente o inglês, francês e cada vez mais o espanhol.

 

OLÍMPIADAS

Na Grécia antiga, em 776 a.C, nasceram os Jogos Olímpicos que foram disputados por quase 12 séculos e depois desapareceram. Em 1896, por iniciativa de Pierre de Fredi (1863-1937), conhecido com Barão de Coubertin, realizaram-se em Atenas os primeiros jogos da era moderna que se repetem a cada 4 anos desde então (exceto nos anos de 1916, 1940 e 1944 devido às duas guerras mundiais). No próximo ano, os jogos mais uma vez estarão sendo disputados na Grécia, durante o verão europeu.

Breve estarão sendo lançado pacotes para esse incrível país e o grande evento que ele sediará. Em Sydnei, Austrália, cerca de 300 brasileiros viajaram para prestigiar os nossos atletas. Espera-se que no próximo ano, um número maior esteja presente. Seja um deles.

Contudo, se você quiser, não precisa esperar até o próximo ano para visitar esse país encantador. Procure-nos já e faça as malas.

 

 

 

ALGUMAS INFORMAÇÕES EXTRAS SOBRE A GRÉCIA

Não há vôos diretos para a Grécia partindo do Brasil. É preciso fazer conexão em Roma, Milão, Paris, Londres, Frankfurt ou Zurique.


Língua

Grego

 

Visto

Não é necessário. Basta a apresentação de passaporte dentro do prazo de validade.

 

Moeda

O Euro, a partir de 1 de janeiro de 2001. A moeda anterior chamava-se dracma e era a mais antiga do mundo.

Cartões de crédito e cheques de viagem são aceitos na maioria dos hotéis, lojas, restaurantes, agências de viagem, locadoras de veículos, etc.

 

Clima

Primavera (março a maio)

Fim da temporada de chuvas. O clima é seco e começa a esquentar, o sol ainda não é muito forte e as flores desabrocham.

Verão (junho a agosto)

Alta temporada. A temperatura passa fácil dos 35ºC. As ilhas estão repletas. Para se refrescar há o mar, piscinas dos hotéis e particulares abertas ao público com serviço de bar e restaurante. Não deixe de tomar bastante líquido.

Outono (setembro a novembro)

Ainda faz calor, não tem muito turista, pois já começaram as aulas, no hemisfério norte, e os serviços em geral nos hotéis e restaurantes melhoram.

Inverno (dezembro a fevereiro)

Temperaturas entre 10ºC e 15ºC durante o dia e perto de 5ºC a noite. É raro nevar em Atenas e quando acontece é dia de festa, mas há muita neve na Grécia central e do norte, onde existem muitas possibilidades de esportes de inverno.

 

Hora

A hora grega está 5 horas à frente do horário de Brasília. Assim como no resto da Europa Continental, entre o fim de março e o fim de setembro é instituído o horário de verão, no qual os relógios são adiantados uma hora. Para se descobrir a hora exata a qualquer momento, basta discar 141 em seu telefone.

Obs.: É comum na Grécia o costume da "siesta", entre 14 h e 17 h. E a noite, no verão, só começa após às 21 h.



Telefone

Os escritórios da OTE (Hellenic Telecommunications Organization) são o meio mais barato de se fazer ligações internacionais. Para tanto, entre em um destes locais e espere por uma cabine. No fim da chamada, será entregue uma conta.
Os escritórios da OTE ficam abertos das 8h às 14h.

Chamadas locais e internacionais podem ser feitas em cabines públicas de telefone, através de cartões telefônicos.


Empresas de Telefonia na Grécia:

Telefone Fixo : OTE

Telefone Móvel : Vodafone | Telestet | Cosmote



Serviço Postal

Sinais que identificam os correios normalmente são amarelos, assim como as caixas postais.

 

Energia Elétrica

220 V, 50 Hz



Vestuário
Leve roupas leves e de preferência que não precisam ser passadas. Calças jeans, sarja caqui, bermudas e camisetas são básicas. Bonés e chapéus são imprescindíveis para se proteger do sol, assim como óculos escuros.

Sapatos confortáveis e tênis são fundamentais para os passeios, principalmente pelos sítios arqueológicos, onde o terreno é irregular e há muitas pedras no caminho. Sapatos de salto alto, nem pensar.

Mesmo no verão, uma malha leve ou moletom são necessários a noite, e principalmente nas ilhas, pois a brisa do mar refresca o clima.

Leve também um conjunto esporte-chique para usar a noite num bar ou restaurante, nas festas a bordo em cruzeiros marítimos, ou ainda em algum evento em hotel fino ou local mais sofisticado.

Lembre-se de levar maiôs e biquinis. O nosso fio-dental faz muito sucesso, inclusive nas praias de nudismo.


Em igrejas e monastérios é adequado usar vestimentas respeitosas. Mini-saias e decotes acentuados não são permitidos. Em alguns casos, será necessário que as mulheres usem véu. Estas são as únicas restrições.

 

Religião

A maioria do povo grego é cristão-ortodoxo.

 

 

Para mais informações, visite: http://atenas2004.ig.com.br


Principais fontes:

Revista "Turismo em Números" ed. n.º 20/2003

http://atenas2004.ig.com.br

 

 

 
 
(Última atualização desta página: 29.08.2003)

grécia_acrópole.jpg


Para mais informações, clique aqui


Esta página foi visitada vezes desde 02.08.2003