Make your own free website on Tripod.com
ÍNDICE | ENTRE EM CONTATO | MONTE VERDE (MG) | GRÉCIA | VATICANO | FOZ DO IGUAÇU | BALNEÁRIO CAMBORIU | OKTOBERFESTAS | PATAGÔNIA | FLORIANÓPOLIS (SC) | NOVA ZELÂNDIA | WASHINGTON | QUEBEC-CANADÁ | BRASÍLIA (DF) | AÇORES - PORTUGAL | LENÇÓIS MARANHENSES | BONITO (MS) | ILHA GRANDE (RJ) | CALDAS NOVAS | BUENOS AIRES - ARGENTINA | POÇOS DE CALDAS
EU RECOMENDO
AÇORES - PORTUGAL

AÇORES, TALVEZ UM PEDACINHO DA LENDÁRIA ATLÃNTIDA

 

Vamos falar de um grupo de ilhas em pleno Oceano Atlântico, que são a fronteira mais ocidental da terra européia.  Há quem afirme que estas ilhas faziam parte da misteriosa Atlântida.

Trata-se de um lugar onde há lagoas azuis e verdes, surgidas das  lágrimas de um príncipe de olhos verdes e de uma princesa de olhos azuis que muito choraram por não poderem se casar.

No fundo do mar escondem-se maravilhas da fauna e da flora e, quem sabe, tesouros, pois por lá se cruzavam as rotas das antigas naus que faziam o comércio entre o Novo e o Velho Mundo.

O Arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas, dividas em três grupos: Grupo Ocidental, formado pelas ilhas das Flores e Corvo,  Grupo Central, pelas ilhas Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa e Grupo Oriental pelas ilhas de São Miguel e Santa Maria.  

O Arquipélago está localizado no Oceano Atlântico, a uma distância de Portugal Continental de cerca de 1.500 Km. A sua superfície é de 2 333 km2  e tem uma população de 256 000 habitantes.  

O ponto mais alto do arquipélago encontra-se situado na Ilha do Pico (e daí o seu nome) que conta com uma altitude de 2 352 m, sendo a mais alta montanha de Portugal.  

O clima é temperado, registrando-se temperaturas médias de 13 º no Inverno e 24 º C no Verão. A corrente do Golfo, que passa relativamente perto, mantém as águas do mar a uma temperatura média entre os 17 e os 23 º C. O ar é muitas vezes úmido situando-se a média em cerca de 75 %. 

Existem ligações aéreas regulares (cerca de 2 horas de vôo) entre Lisboa e seus três aeroportos. Tem ainda ligação aérea com Funchal, capital da Ilha da Madeira e, nas épocas de alta temporada com as cidades do Porto e Frankfurt.

O idioma falado é o português que, em algumas ilhas, adquiriu um sotaque próprio e expressões muito características. O açoriano domina com facilidade idiomas estrangeiros e é comum encontrar quem fale inglês, francês e, por vezes, alemão.

As ilhas oferecem inúmeras atrações entre as quais destacamos:

 

PRAIAS E PISCINAS

Durante todo o ano, mas em especial na época do verão, aproveite as praias que se escondem nas encostas recortadas das ilhas, assim como as diversas piscinas municipais algumas delas naturais.

 

PARQUES E JARDINS

Parques e jardins floridos dão um tom de encanto e frescura às diversas localidades açorianas sendo verdadeiros paraísos onde se pode encontrar as mais variadas espécies botânicas.

 

PASSEIOS A CAVALO

Os passeios a cavalo são uma alternativa para passar um dia de lazer, oferecendo a possibilidade de observar as paisagens locais de uma maneira diferente.

 

CIRCUITOS E PASSEIOS TURÍSTICOS

Vários circuitos turísticos, organizados pelas agências de viagens locais, oferecem ao visitante a possibilidade de conhecer de uma forma geral os vários aspectos das ilhas. A paisagem deslumbrante dos Açores, é um convite para revigorantes passeios a pé através de caminhos verdejantes e recantos de extraordinária beleza. O praticante de montanhismo encontra nos Açores inúmeras oportunidades de exercício.

 

ESPORTES
O golfe, tem em São Miguel e na Terceira bons campos para a sua prática. O tênis é uma modalidade que também se pode usufruir nas diversas ilhas. As praias, as baías e o mar azul, são motivos convidativos para a prática de vela e windsurf. O fundo do mar em redor das várias ilhas proporciona ao amador da observação submarina, rochedos de formas estranhas e peixes das mais diversas dimensões e cores

 

CAÇA E PESCA

A abundância de coelhos, perdizes, pombas e galinholas fornece aos praticantes da caça um grande atrativo e convida a passar algumas horas por montes e vales, exercitando a  pontaria. A grande variedade de peixes existente nos mares dos Açores, proporcionam oportunidades únicas e emocionantes aos apreciadores da pesca de alto mar e da rocha. Nas várias lagoas e ribeiras, encontram-se trutas, percas, carpas, lírios e achigãs. Para praticar estas modalidades são necessárias as respectivas licenças.

 

MONUMENTOS, MUSEUS E BIBLIOTECAS

Os principais monumentos dos Açores têm a sua expressão nas inúmeras igrejas, construídas ao longo da história, desde o tempo do seu povoamento até aos nossos dias. Os seus interiores, revestidos de talha dourada, embutidos de madeira e azulejos valiosos são verdadeiras obras de arte. A par da grandiosidade das igrejas e dos conventos, onde se encontram instalados alguns museus, pode-se ainda admirar a singeleza das capelas e ermidas espalhadas por todo o Arquipélago.

De salientar também fortalezas, castelos, padrões, estátuas e bustos que assinalam efemérides e nomes famosos da história dos Açores. Pelas diversas ilhas existem museus, casas etnográficas e casas de cultura onde se podem apreciar algumas obras primas de pintura e escultura, bem como diversos apetrechos de trabalho antigo, usos e costumes da terra. As bibliotecas públicas estão centralizadas nas cidades do Arquipélago, guardando uma vasta obra da cultura açoriana.


FESTAS POPULARES

As festas populares são a prova viva do espírito religioso do povo açoriano bem como a sua vivência ao longo dos séculos. As do Divino Espírito Santo, bem como as tradicionais festas dos  padroeiros, com as suas romarias, procissões e arraiais onde imperam as filarmônicas, realizam-se principalmente entre os meses de Maio e Setembro nas diversas freguesias da região. Na Ilha Terceira, a tradição da tourada, de praça ou à corda, remonta aos primeiros povoadores e à posterior ocupação castelhana. São sempre muito alegres e concorridas, sendo as de arena cartaz principal das festas juninas. A tourada à corda, é caracterizada pela largada do touro nas ruas da freguesia, amarrado a uma corda que o controla e conduz, aproveitando as pessoas mais audazes para o desafiar e enfrentar.


VIDA NOTURNA

Os Açores são por natureza pacatos e calmos, a condizer com a sua paisagem envolvente. Cinema, casas de fado ou pubs são os locais ideais para uma noite relaxante. Para os mais ativos sugerimos as discotecas que existem em todas as ilhas.

 

ARTESANATO
O Arquipélago dos Açores, em virtude do seu rico passado histórico e das suas tradições, que se foram enraizando nas suas gentes, tornou-se uma referência importante nas artes e ofícios. Homens e mulheres, ao longo dos tempos, desenvolveram e guardam, ainda intactas, técnicas de trabalho artesanal de tradições seculares. O artesanato dos Açores, devido aos poucos contatos com o exterior, tornou-se de, certa maneira, muito sui generis devido à utilização de materiais elementares como a madeira, o osso de baleia, a escama de peixe, o basalto, o barro, o miolo de hortênsia ou a folha de milho.

Por todos os Açores existem escolas de artesanato e artesãos que procuram manter sempre vivas estas tradições iniciadas com o povoamento destas nove ilhas de encanto.

 

COMPRAS

O comércio açoriano encontra-se bem abastecido possibilitando a compra de bonitas e originais recordações a preços bastante acessíveis. Os estabelecimentos permanecem abertos das 09.00 às 12.30 e das 14.00 às 18.30 horas, exceto sábados e domingos. Aos sábados, o comércio encerra às 13.00 horas, havendo no entanto estabelecimentos - centros comerciais, hipermercados, supermercados e venda de artesanato - que permanecem  abertos nos  fins-de-semana.

 

 

 
 
(Última atualização desta página: 02.03.2004)

Para mais informações, clique aqui


Esta página foi visitada vezes desde 02.03.2004